Quais benefícios podem ser oferecidos para os meus funcionários?

Quais benefícios podem ser oferecidos para os meus funcionários?

A fim de manter seu funcionário sempre motivado, a empresa precisa além de pagar um salário condizente com a função que o colaborador desenvolve, ela pode oferecer diversos benefícios diretamente na sua folha salarial.

Dentro dos benefícios oferecidos, existem os chamados de obrigatórios que são aqueles que a lei exige que o empregador pague. Os classificados como obrigatórios são: vale transporte, férias remuneradas, 13º salário, fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS) e, ainda, o adicional noturno.

No entanto, existem os benefícios classificados como opcionais, esses ficam a critério da empresa oferecer ao funcionário, porém aquelas instituições que buscam formas de manter os funcionários sempre motivados apostam nesse recurso.

A assistência médica é classificada como opcional. As empresas que escolhem oferecer esse benefício, podem descontar uma parte do salário do funcionário e o restante do pagamento fica sob responsabilidade do empregador.

O plano odontológico é muito parecido com o plano de saúde, pois o funcionário tem a partir dele a chance de fazer diversos tratamentos dentários por um preço muito mais acessível.

Empresas de grande porte também oferecem aos seus colaboradores o vale cultura. O valor normalmente é de R$50,00. Durante o prazo de validade do crédito, esse benefício fica acumulado e o funcionário pode usar para adquirir serviços culturais ou produtos em todo o Brasil.

A empresa que quer manter o colaborador em constante desenvolvimento concede bolsas de estudos, elas podem ser tanto parciais como integrais podendo ser para cursos ou especializações.

Certamente, um funcionário que recebe esse tipo de auxílio trabalhará muito mais motivado, porque sabe que a empresa conta com ele e mais do que isso, investe para que ele se desenvolva cada vez mais.

O auxílio creche é mais uma alternativa que a empresa pode oferecer apenas para mulheres que estão no seu quadro de funcionários. Caso sua instituição tenha mais de 30 colaboradores, sua companhia é obrigada a ofertar esse auxílio para suas colaboradoras, porém se o quadro de funcionários for menor, esse auxílio é opcional.

No caso do auxílio creche, a empresa pode disponibilizar um espaço para que as mães deixem seus filhos enquanto trabalham ou, ainda, dar o valor referente a mensalidade da creche para a mãe.

Por que sua empresa deve oferecer benefícios não obrigatórios para os seus colaboradores?

Certamente, essa é uma pergunta muito comum na cabeça dos gestores das empresas, porque eles pensam que isso fará com que a folha salarial gere mais custos. Contudo, é fundamental que as instituições não pensem apenas no seu lado financeiro, mas também no lado motivacional e pessoal dos seus colaboradores.

A empresa que oferece mais do que os benefícios classificados como obrigatórios contribui para que seus funcionários trabalhem mais motivados, com melhor qualidade de vida e permaneçam sempre dispostos a contribuir para o crescimento da companhia, porque veem de forma prática que a instituição se preocupa com cada um deles.

Com isso, o empregador não precisará ficar se preocupando em perder funcionários para empresas que oferecem outras condições e como consequência, a empresa sempre terá os melhores colaboradores.