5 motivos para contratar um seguro auto

Seguro auto

Muita gente fica contando com a sorte e não contrata um seguro auto. Devido as alto índices de roubo de veículos, ficar esperando que a sorte te livre de ser roubado não é uma boa opção e mais do que isso, às vezes a sorte falha e você acaba batendo o carro ou alguém bate em você, e aí? Vai ter que gastar!

Independentemente de o carro ser do ano ou mais velho, certamente você teve que lutar e muito para conquistar. Alguns já conseguiram se livrar das parcelas e outros não e imagina continuar pagando parcela sem ter carro? Pois é! Quem não tem seguro está sujeito a esse tipo de situação.

Por isso, nesse texto vamos te dar 5 bons motivos pelos quais você precisa contratar ainda hoje um seguro auto.

1. Acidentes de trânsito: seguro auto dá cobertura conforme a apólice contratada

Eu bati o carro, o que faço? Quem tem seguro auto precisará primeiramente fazer o famoso boletim de ocorrência. Se a batida envolver mais pessoas e/ou veículos, a pessoa que tem carro precisará do auxílio de um policial para confeccionar o B.O.

Feito isso, é hora de comunicar o sinistro, que nada mais é do que uma comunicação de uma ocorrência de roubo, prejuízo a terceiros ou dano do seu veículo ao corretor ou a seguradora que é a detentora da sua apólice.

É comum as seguradoras liberem um número de 0800 para que seus clientes façam isso. Essa comunicação deve ser feita independentemente do tamanho do acidente.

Ao fazer a comunicação, é importante salientar quais são os tipos de coberturas para danos ou perdas que são oferecidos, quais são os documentos que deverão ser entregues e o prazo e pergunte ainda qual o prazo para ter um retorno.

Tendo um seguro, a pessoa que teve algum problema com o carro poderá deixar o veículo em uma oficina que foi indicada pela seguradora, porque elas apresentam boa qualidade na prestação dos serviços.

Para que os reparos aconteçam, a seguradora fará a autorização e você terá toda garantia do serviço oferecido. Dependendo do seu tipo de contrato, você terá direito a carro reserva e elas podem dar desconto se o cliente optar pelas oficinas credenciadas que podem chegar a uma redução considerável da franquia ou o parcelamento dela.

Quando o dano sofrido pelo automóvel não necessita de uma indenização integral, a seguradora arcará com os custos do serviço e será ela a responsável pelo pagamento diretamente a oficina.

O seguro deverá apenas quitar o valor da franquia quando ele for fazer a retirada do veículo. No entanto, se o acidente resultou em danos a terceiros, a indenização será paga diretamente pela seguradora a quem prestar o serviço.

Os serviços começam a ser feitos em um ou dois dias após o acidente ter acontecido, porém para isso, o aviso de sinistro precisa estar em mãos quando o veículo for deixado na oficina.

2. Seguro auto coloca à disposição dos segurados diversos profissionais para resolver imprevistos

Além de auxiliar em caso de acidentes, quem contrata um seguro auto tem à disposição socorro mecânico para reparar o veículo no local que ele estiver, guincho para levar o carro até a oficina, auxílio em caso de pane seca, chaveiro, troca de pneus, remoção de pessoas que estão acidentadas.

O seguro auto ainda inclui transporte rodoviário, de taxi ou aéreo para levar a pessoa para sua residência em caso de viagens e, ainda, hospedagem se o problema acontecer em um local distante da sua casa, porém a quilometragem deve ser lida, pois ela vem descrita na apólice.

3. Seguro auto protege veículo fenômenos naturaisSeguro auto

As mudanças climáticas estão cada vez mais imprevisíveis e quem tem carro precisa ter um cuidado especial quanto aos fenômenos naturais. Se o seu carro vier a sofrer algum tipo de problema devido a raios, vendáveis ou alagamentos, não há o que temer, pois o seguro te amparará e ressarcirá todos os gastos obtidos com essa situação.

Os acidentes acontecem e essa é uma situação que não tem como nós prevermos mesmo que tenhamos todo o cuidado necessário no ir e vir.

4. Seguro auto oferece cobertura aos passageiros do veículo que se acidentou

Quem tem um seguro auto não tem com o que se preocupar em caso de acidentes pessoais de passageiro, pois essa cobertura serve para manter protegido o passageiro que está no interior do carro que é segurado e se acidentou.

Contudo, se a pessoa vier a sofrer algum tipo de dano físico ou até chegar a óbito, seus beneficiários receberão um montante, pois aquele carro tinha esse tipo de cobertura.

Além de cobrir as despesas e, ainda, indenizar os passageiros, quem tem seguro auto não terá que arcar com os prejuízos causados por terceiros, porque infelizmente, por mais cuidado que tomemos no trânsito nem sempre dá pra ver a ação de pessoas e com o seguro auto fica mais fácil ter dores de cabeça e no bolso.

5. Meu veículo foi roubado e agora? Seguro auto!

Assim que perceber que o seu carro foi roubado, a pessoa deve imediatamente entrar em contato com a polícia para a confecção do B.O. e com a seguradora. É fundamental ter o boletim de ocorrência em mãos, pois esse documento será solicitado na hora de pedir sua indenização à sua seguradora.

Se a seguradora não conseguir localizar o carro roubado, o dono precisará enviar sua carteira de motorista, documentos do veículo e do seguro para ter sua indenização. Fale com o seu corretor, relate tudo o que aconteceu.

Ele é o elo entre a corretora e você e, por isso, ele será o responsável por te ajudar no processo de obtenção da sua indenização. Não fique preocupado, pois a corretora irá ressarcir todos os seus prejuízos, porém para isso, é preciso estar com os pagamentos em dia!

Viu só, ao longo desse texto te demos 5 bons motivos pelos quais não dá pra ficar sem seguro e agora, o que você vai fazer? Vai já contratar o seu seguro e sair por aí sem se preocupar, pois o seu patrimônio está assegurado!